domingo, 5 de julho de 2015

Fazer o que gosta, ou gostar do que faz?

 Oito dicas importantes para que você possa gostar do que faz e não ficar apenas procurando o emprego dos sonhos


Curta nossa página para acompanhar nossas dicas além das nossas oportunidades de emprego.

Por muitas vezes, nos deparamos com pessoas dizendo: “Para se ter sucesso na vida é necessário trabalharmos com aquilo que gostamos de fazer”.
Existem empresas como, por exemplo, o 99jobs, que tem estratégias para conectar o jovem com o que ele ama fazer, utilizando o slogan: “Faça o que você ama”. E isso realmente é uma idéia extraordinária. No entanto sabemos que “escolher” emprego não é assim uma tarefa demasiadamente fácil. A menos que você seja Dominik Maurer - que tem MBA em Administração e Negócios na Universidade de Berna na Suíça e seja CFO (Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro em português) na T-Systems do Brasil, uma multinacional alemã fornecedora de Outsourcing em TI e Telecom, líder em seu mercado na Europa - caso contrário, são grandes as chances de você ser escolhido por alguma empresa e, na prática, terá que gostar de fazer o que faz para obter sucesso e o retorno esperado.
Mas o meu objetivo aqui é ajudá-lo não a encontrar o emprego dos sonhos, mas sim transformar a sua atividade em algo que goste de fazer, e para isso seguem oito importantes dicas:
  1. Ter objetivos em sua vida pessoal: independente de o que você faça, quando se tem algum objetivo com metas e prazos pré-determinados, como a compra de um imóvel, um carro ou planejamento familiar, se sentirá mais motivado a desenvolver suas atividades;

  2. Pesquise: pesquisar sobre outras pessoas de sucesso que ocuparam o mesmo cargo que você hoje ocupa e tentar ao máximo se espelhar nestas pessoas;

  3. Assuma desafios: em qualquer atividade exercida, desde a base até o topo da pirâmide de Maslow, se você não se dispor a novos desafios, em pouco tempo se sentirá entediado e sem motivações para continuar;

  4. Atualize-se: com o advento da internet, temos inúmeros cursos em diversas áreas específicas onde você pode se atualizar constantemente. Inclusive, algumas universidades particulares, disponibilizam cursos gratuitos ou a baixo custo até mesmo para não alunos, talvez como estratégia de Marketing para a atração de novos calouros;

  5. Identifique os aspectos positivos do seu trabalho: Ok! Talvez de início você não goste do seu trabalho, mas se pesquisar nas entrelinhas, verá que existem coisas que você realmente gosta de dentro de suas atividades, como talvez morar próximo ao trabalho, ter uma sala de descompressão e momentos de pausas para descanso, seus bons relacionamentos profissionais, e etc. E organizar estes itens no topo de sua lista irá ajudá-lo a gostar mais do que faz;

  6. Listar os negativos: sim, é necessário também listar os itens negativos com a finalidade de entender o porquê de eles trazem tanto desprazer no seu cotidiano. E ao entender, tentar propor mudanças, não só para a empresa, mas também para a sua perspectiva quanto a estas atividades.

  7. Plano de carreira: entender como a empresa administra a carreira dos seus colaboradores, o ajudará a traçar as suas metas profissionais, sabendo o que fazer para crescer e quanto tempo de estimativa pode ser considerado para um upgrade na carreira. Diferente do item 1 onde tratamos sobre as metas pessoais, neste caso o foco são as metas profissionais;

  8. Trabalhe como se fosse dono do negócio: Tenho um amigo que utiliza o termo “abraçar com raiva”. Com isso ele quer dizer que é preciso assumir de verdade o negócio como se fosse seu, não deixando nada ou ninguém tirar o foco de seus objetivos, tanto profissionais como pessoais.
Mas para gostar do que se faz, é preciso querer gostar do que faz. Dominar a vontade do nosso interior de fugir da responsabilidade e queimar as idéias do passado que ditavam o que você deveria fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário